terça-feira, 23 de novembro de 2010

Teoria da Cultura de Massa

A expressão cultura de massa, posteriormente trocada por ‘indústria cultural’, foi criada com um objetivo específico: atingir a massa popular, transcendendo toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é divulgado por meios de comunicação.

Antes do aparecimento da cultura de massa, havia inúmeras configurações culturais:
-a popular, em contraposição à erudita;
-a nacional, que entrelaçava a identidade de uma população;
-a cultura no sentido geral, definida como um conjunto histórico de valores estéticos e morais;
-e tantas outras culturas que produziam diversificadas identidades populares.


Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e dedicaram-se, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.
Como esta cultura é, na verdade, produto de uma actividade económica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, está inevitavelmente ligada, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, oprime incessantemente as restantes culturas, valorizando somente os gostos culturais da massa.
Esta cultura é hipnotizante e indutiva. É apresentada ao ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada.
Com os apelos desta indústria, personificados maioritariamente na publicidade, naquela que se concentra no sensacionalismo, é quase impossível resistir aos sabores visuais do montante de imagens e símbolos que inundam a mente humana o tempo todo.
É este o motor que move a indústria cultural e que corrompe as mentalidades pouco preparadas, nomeadamente a das crianças que tomam a publicidade como exemplo.
É necessário, acima de tudo, mudança de comportamentos e de formas de pensar.


Por Susana.

Sem comentários:

Enviar um comentário