sábado, 20 de novembro de 2010

Esclarecimento do conceito "aculturação"

        Aculturação é um termo usado inicialmente por antropólogos norte-americanos, muito útil para tratar de reflexões sobre as mudanças que podem acontecer em uma sociedade diante de sua fusão com elementos externos.
        Segundo o historiador francês Nathan Watchel, aculturação é todo fenómeno de interacção social que resulta do contacto entre duas culturas, e não apenas da sobreposição de uma cultura a outra.
        Já Alfredo Bosi em "Dialética da colonização" afirma que esse fenómeno provém do contacto entre sociedades distintas e pode ocorrer em diferentes períodos históricos, dependendo apenas da existência do contacto entre culturas diversas, constituindo-se, assim, um processo de adaptação social.
       A maioria dos autores acreditam que a aculturação é sempre um fenómeno de imposição cultural.

  Em que ficamos então? O que se passa realmente com este fenómeno social?
      Trata-se de aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura diferente. Além disso aculturação pode ser também a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Um exemplo é a cultura brasileira que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura indígena formou-se a cultura brasileira.
       Com a crescente globalização a aculturação tem vindo a tornar-se um dos aspectos fundamentais na sociedade. Pela proximidade a grandes culturas e rapidez de comunicação entre os diferentes países do globo cada cultura está a perder a sua identificação cultural e social aderindo em parte a outras culturas. Um exemplo disso é cultura ocidental similar em muitos países. Mesmo assim a aculturação não tira totalmente a identidade social de um povo, crendo-se que talvez no futuro não exista mais uma diferença cultural tão acentuada como a aquela que hoje ainda se observa entre alguns países.

Mas a aculturação não tem assim tanta carga negativa. A aculturação pode ser a solução para a nossa problemática, uma vez que se um cultura que não corrompa a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e não permite a usurpação do poder pelo Homem, essa cultura pode transmitir valores e ideologias positivas à cultura onde sucedem situações de supremacia do homem, e em que os indíviduos dessa sociedade acham quase "normal" todo o comportamente desumano, por estarem intrinsecamente "familiarizados" com o seu país/região. Um exemplo desse acontecimento é o que se passa no Camboja como já introduzimos num dos post's anteriores. Talvez a aculturação possa salvar em parte o agravamento desta e de outras situações que o ser humano enfrenta nos nossos dias.

Por Rita

Sem comentários:

Enviar um comentário