quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Raiz etimológica da palavra "cultura"

"Cultura é uma palavra latina: cultura, com a mesma raiz de cultus (cultivo e culto), do verbo colo, is, ere, ui, ultum (cultivar), aplicado a domínios tão diversos como os campos (...) as letras (...) e a amizade. Cícero (106-43 a.C) usa a expressão sese excolere ad humanitatem ("cultivar-se, a fundo, segundo e para humanitas", tendo este vocábulo humanitas, na língua latina três significados: aquilo que faz que o homem seja um homem; a preocupação do homem pelo homem, no sentido da sua mútua vinculação - em grego, philanthropia -; aquilo pelo qual o homem se torna verdadeiramente homem, a sua formação ou educação - em grego, paideia). O mesmo Cicero e Horácio (65 - 8 a.C) referem-se à cultura animi (cultura do espírito. De onde, originalmente: cultura é a acção que o homem realiza quer sobre o seu meio quer sobre si mesmo, visando uma transformação para melhor. A associação do termo a cultus mesmo no sentido de um acto ou conjunto de actos, que exprimem uma atitude de respeitoe reverência para com algo ou alguém, julgados superiores, compreende-se assim facilmente. No Renascimento, a expressão cultura animi goza de enorme favor tendo então como meio ou instrumento principal as litterae humaniores ou humanitates, por excelência as letras greco-latinas. Como termo que se aplica às sociedades humanas e à história, cultura parece ser posterior a 1750 e surge, primeiro em lingua alemã, onde se fixa, em certos campos, à volta de 1850. Este significado universaliza-se a partir de 1871, com a publicação da obra clássica de E.B. Tylor, Primitive Culture.

Civilização. Palavra de formação relativamente moderna - excepto na forma italiana de ciuiltà que remonta a Dante (cf. Il convivio) - mas de raíz latina: ciuilis, ciuis. Segundo a etimologia, designa, portanto, a "acção de tornar civil" (...)."

Manuel Antunes em Teoria da Cultura.

Por Beatriz e Rita

1 comentário:

  1. Cultura teve diversas definições durante a história da humanidade, sendo assim, possui uma natureza mutável, cumulativa e em constante evolução (assim como nós)... envolvem as crenças, costumes, leis, ciências humanas/exatas, as artes e muito mais... incluem inclusive comportamentos passados adiante ao longo de gerações, como a guerra ou o trabalho... simples idéias são grande parte de nossa cultura.... Cultura então, já é algo amplo e independente de qualquer definição nossa. É algo que pertence a uma pessoa e à todas, à um bairro e ao mundo, ao mesmo tempo. Sua definição depende da perspectiva apresentada, mas é sempre no sentido de transmitir práticas/idéias/valores/conhecimentos ao longo dos tempos, das mais variadas maneiras.

    Já a palavra CULTURA, tem etimologia latina, do latim: COLO - cultivar, cultivar o solo... e teve uma denotação agrícola por séculos. Derivado de colo, vem a palavra CULTUS - cultivo, culto..... a palavra CULTURAE - cultivar plantas, cultivar conhecimentos.. até chegarmos na palavra cultura, que já era usada no sentido de ''conhecimento passado adiante'' pelos Romanos, nos primeiros séculos d.C.

    Extra: Ainda antes dos romanos (que conquistaram a Grécia), os Gregos já tinham uma palavra para representar aquilo que, segundo eles, ''era o conjunto de conhecimentos que se devia transmitir às crianças'' .. A palavra PAIDEIA, derivada de paidós - criança.

    ResponderEliminar